Cordel
Vocês já devem ter escutado a palavra 'Cordel' não é?

Já até fizeram uma novela chamada "Cordel Encantado":
"Cordel Encantado é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida no horário das 18 horas, entre 11 de abril e 23 de setembro de 2011, em 143 capítulos" .
A palavra 'Cordel' é um Substantivo Masculino, e no Dicionário tem duas acepções:
"1.Corda fina, cordinha.
2.Redução de 'Literatura de Cordel', o cancioneiro popular nordestino, contido em folhetos quase sempre pobremente impressos, apregoados e vendidos em feiras e mercados a preço baixo."
A Literatura de Cordel tornou-se uma forma de apresentar trabalhos artísticos, poemas e pequenas histórias. Ficou tão famosa que foi tida como uma forma de trabalho: pessoas que realizam esses trabalhos de Cordel são chamadas de Cordelistas.
Os Poemas de Cordel são escritos em forma de rima e alguns são ilustrados.
Os cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, para apresentar conquistar possíveis compradores.
Por quê estou falando deste gênero literário: Cordel?
Como já disse em alguns posts, é muito importante você se manter informado e saber dar exemplos em uma redação. E a Literatura de Cordel é algo fácil e simples de ser estudado e carrega uma tradição popular Nordestina muito rica. O Cordel tem toda uma história de como surgiu e o que se tornou, como é apresentado e representado atualmente, é interessante conhecermos um pouco das culturas e tradições de cada região.
O Cordel também é uma maneira diferente (para quem não é Nordestino) de apresentar poemas, histórias e versos, isso interessa muito os leitores e professores quando você for apresentar um trabalho falando sobre o Cordel ou melhor ainda: fazendo um Cordel!
É simples e fácil de fazer, só é preciso criatividade (e os materiais, é claro!) para montá-lo. Pode ter certeza que seu professor/avaliador/ou seja lá quem for, vai amar o seu trabalho!
-experiência própria-
MÃOS NA MASSA!